terça-feira, 25 de maio de 2010

Cancro

Em Agosto de 2005, ansiava por férias, andava desesperada! O primeiro fim-de-semana foi um inferno de chamas, na segunda semana...O resultado de uma mamografia da minha mãe, que tinha encontrado um caroço numa mama. O último exame tinha sido em Setembro 2004 e estava tudo bem. Agora estava tudo mal!54 anos - Cancro da mama. Meu Deus, chorei tanto pela minha mãezinha! Tão frágil que ela era, tão boa pessoa, não merecia nada daquilo. E lá começámos as corridas para o IPO. Foi a operação, foi o rapar do cabelo, foi a peruca, foi a radioterapia e foi a quimioterapia. E quem estava sempre presente e a toda a hora: o meu pai. Também fiz uma promessa: ir a Fátima a pé pela minha mãe. Tudo correu bem. Foi recuperando e ganhou outro espírito de viver a vida.

Em Agosto de 2008, ansiava por férias, andava desesperada! O primeiro fim-de-semana decidi cumprir a minha promessa. Fui a Fátima a pé. Os meus filhos ficaram com os meus pais. No regresso, ao almoço, acho o meu pai a falar de uma forma esquisita, meio a gaguejar. Homem de raríssimas visitas ao médico mas, consigo convencê-lo a levá-lo ao médico durante a semana. Homem resistente, com muita força. E lá começámos as idas e estadias nos hospitais. Primeiro era um AVC (diagnóstico errado 1 mês) e afinal, em Setembro...cancro do pulmão já metastisado no cérebro - 64 anos. Internamentos, radioterapia, radiocirurgia, quimio, quimio...A minha mãe tornou-se uma verdadeira mulher de armas! O meu Super Homem... sofreu tanto tanto! Em Fevereiro faleceu o meu primo, com 46 anos após um transplante. Foi um choque! Sempre pensáramos que quando começassem a morrer fosse a geração dos pais e não a dos filhos. Nessa data o meu pai começou a ficar sem voz. Como costumo dizer, um homem de grandes gargalhadas, ficou sem voz.

O meu pai morreu dia 9 de Julho 2009. Não tinha voz, não tinha força para sequer se virar na cama para mudar de posição. Apercebeu-se de que ía morrer nos últimos dias. Morreu 10 minutos antes de eu chegar ao pé dele.

Ele tinha feito 65 anos. Eu tinha 37 anos, a minha irmã 33 e o meu irmão 25 anos.
O meu pai perdeu o pai aos 25 anos, que morreu com cancro do sangue aos 65 anos.

2 comentários:

  1. Ana... adorava poder deixar aqui algumas palavras de... Conforto, esperança... Mas...
    Desconhecia algumas das situações que encontrei aqui e neste momento só me ocorre um pensamento.

    És uma MULHER de força, coragem... Sempre disponível para ajudar, tens sempre uma palavra de conforto para as "Mães mais chatas, como eu". A vida nem sempre é justa, mas se o é, é porque "alguém" sabe o que faz. Eu pelo menos, acredito nisso.

    Sinto que já me perdi nas minhas palavras. Nunca fui boa a exprimir-me . Continua ser quem és. Uma IDOLA para os nossos meninos, uma grande amiga para nós e…

    ResponderEliminar
  2. Desejo de todo o meu coração, que estas férias de 2011, que vão começar entretanto... Possam ser recordadas daqui a uns anitos, com carinho, paz e muita alegria... Até sempre... Gosto muito de ti!!!!

    ResponderEliminar